08/08/2011

Não fostes vós que me escolhestes...

Aconteceu!
Vivemos o Tabor na casa de formação das Servas Franciscanas Reparadoras, em Moçambique. Pelas dez horas da manhã, acolhemos com alegria efusiva o celebrante Frei Evódio João, Custódio dos Frades Menores em Moçambique. Com ele estavam também frei Amaral, Frei Henrique, Frei Paulo, Padre Hilário e Padre Francisco.
Ao som do batuque e dum ritmo bem festivo, acolhemos as três irmãs que imitiriam os seus votos na celebração Eucarística. Foram a Irene, a Verónica, do Quénia  e a Arminda de Moçambique. A capela da comunidade foi pequena apara acolher todos os que quiseram participar neste momento tão fraterno e simples, mas tão íntimo! 
Porque são as primícias deste tempo e desta hora, quisemos mesmo que tudo fosse marcado pela simplicidade fraterna. O ritual deu o toque dessa simplicidade, pois quisemos não fugir à norma da Igreja, porque a solenidade mais profunda virá na caminhada de uma fidelidade constante, ao fazer perpetuamente a sua entrega definitiva dentro da Congregação que hoje as acolhe com muito amor e com elas quer fazer um caminho novo marcado pela perfeição e pela santidade de vida.
As tendas para saborear a refeição fraterna foram postas no claustro da comunidade. O tempo estava fresco, a chuva prometia uma visita, mas as nuvens souberam conter-se e não foram capazes de se esborralhar. Mas o senhor vento esse, tinha um assobio fino e as mangas do hábito não atrapalharam, pelo contrário, souberam muito bem.
É bem certo aquilo que nos diz o salmo: como é bom e agradável viverem juntos os irmãos...
O  convite do Mestre a saborear a Sua presença, é atual. Ele pede-nos para subir com Ele ao monte, para aí experimentarmos a Sua doçura. Apresenta-nos um caminho, por vezes tortuoso, mas com Ele nada há que temer. Parecia estarmos mesmo no monte da Transfiguração. A calma, o silêncio, a alegria e o brilho de quem se sente encantado era a marca de um momento inesquecível.
Sabem e se a vida em algumas situações se torna mais escura, a Luz do Tabor, virá brilhar de novo e iluminar os caminhos dos que seguem o Senhor incondicionalmente, porque Ele é a nossa única herança.
Senti que a Congregação estava unida neste momento tão forte e carregado de esperança. Foi um salto em quantidade, esperamos que a qualidade seja também possível concretizar-se ao longo da caminhada vocacional das três jovens postulantes, das cinco noviças e das três professas. Respirar um ambiente intercontinental na mistura de culturas, é uma riqueza que só quem experimenta sabe apreciar.
Como Deus é bom para connosco! Celebrar a vida e a vocação das irmãs é maravilhoso. Sejamos em cada dia fortes, firmes e fieis ao convite, à provocação que Ele nos faz em cada gesto e em cada sinal do Seu Amor que é Eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário